Assistência Permanente

800 20 30 40

O Sistema de Contagem e Classificação de Veículos integrado no Sistema de Controlo e Vigilância  tem por objetivo a monitorização (contagem, classificação, registo e arquivo) permanente do tráfego.

 

O Sistema de Contagem e Classificação de Tráfego, incluindo os respetivos Classificadores Automáticos de Veículos (CAV) – instalados fisicamente nas Vias, num total de 14 postos – comunica com o Centro de Controlo através da rede de fibra ótica privativa, com possibilidade de verificação permanente e “on-line” da fiabilidade dos respetivos registos.

 

A verificação permanente por parte da Concedente é garantida através da disponibilização de um circuito de dados “on-line”.

 

A localização dos postos de contagem, sua identificação e respetivas áreas de influência encontram-se listadas na figura abaixo.

 

00 Contadores Tráfego3.4

 


 

Sistema de Contagem e Classificação de Veículos – Imagem/localização de postos de contagem

A VIAEXPRESSO organiza estatisticas diárias de tráfego nas vias concessionadas e os elementos obtidos são mantidos numa base de dados sem quaisquer restrições, acessos e/ou alterações, a não ser as que autorizadas pela Concedente.

O Sistema de Contagem e Classificação de Tráfego, incluindo naturalmente os respetivos Classificadores Automáticos de Tráfego (CAV), encontra-se integrado no Sistema de Controlo e Vigilância da Concessionária comunicando através de uma rede de fibra ótica privativa. Torna-se assim possível a verificação "on-line" da fiabilidade dos respetivos registos, por parte da Fiscalização do Governo Regional.

O equipamento de campo distingue automaticamente o tráfego entre ligeiro e pesado. A distribuição do tráfego pelas duas classes é feita com base em caraterísticas dimensionais dos veículos, inferidas a partir dos respetivos perfis eletromagnéticos.